Colaboradores

O Blog de Várzea Alegre foi criado com o intuito de reunir num só espaço tudo que for referente a nossa cidade, nosso povo e costumes da nossa região. Ajude a divulgar a nossa cultura. Seja um colaborador do Blog de Várzea Alegre. Participe enviando fotos do município, notícias, artigos, vídeos, etc. Estamos aguardando o seu contato

blogvarzeaalegre@gmail.com

sexta-feira, 7 de março de 2008

Sobre a Terra dos Contrastes



São poucos os dados alusivos aos primórdios da colonização de Várzea Alegre. Sabe-se, entretanto, que os pioneiros exploradores da região, em suas perigosas caminhadas rumo ao Cariri, onde o Crato era ponto de convergência que atraía todos, deitaram os olhos sobre aquele vale, apelidando-o logo e para sempre de Várzea Alegre.
Ressalta-se que Várzea Alegre é um dos poucos municípios do Ceará que nunca mudou de nome.
O município de Várzea Alegre foi criado pela Lei Provincial Nº 1.329, de 10 de outubro de 1870. Desmembrado do município de Lavras da Mangabeira, instalado a 02 de março de 1872 e extinto pelo Decreto Nº 193, de 20 de maio de 1931, quando o seu território ficou anexado ao município de Cedro, mas, restaurado pelo Decreto Nº 1.156, de 04 de dezembro de 1933.
A freguesia foi criada pela lei 1.076, de 30 de novembro de 1863, desmembrada de Lavras da Mangabeira e sob invocação de São Raimundo Nonato, o seu patrimônio constava de 400 braças de terra em quadrado, doadas em 19 de outubro pelo Major Joaquim Alves Bezerra, sua mulher e outros mais. Segundo a tradição, a Igreja de São Raimundo Nonato foi construída pelos filhos de Raimundo Bezerra, conhecido por “Papai Raimundo”. O nome de Várzea Alegre foi oficializado pela lei nº 1.329 de 1870, que tem origem na planície ou várzea, onde está situada a cidade. Várzea Alegre destaca-se no cenário cultural do país como a “Terra dos Contrastes”, nome que ostenta fatos inúmeros que se misturam como marcos de conquistas valiosas.

Nenhum comentário: