Colaboradores

O Blog de Várzea Alegre foi criado com o intuito de reunir num só espaço tudo que for referente a nossa cidade, nosso povo e costumes da nossa região. Ajude a divulgar a nossa cultura. Seja um colaborador do Blog de Várzea Alegre. Participe enviando fotos do município, notícias, artigos, vídeos, etc. Estamos aguardando o seu contato

blogvarzeaalegre@gmail.com

terça-feira, 6 de maio de 2008

Polícia e Ladrão

Autor Sidey Tobias de Souza

Olhei pela janela e me recordei do tempo em que garoto eu era. Do tempo em que brincávamos na rua para gastarmos as nossas energias infanto-juvenis. Entre as brincadeiras Polícia e Ladrão não faltava, afinal, correr atrás um do outro, além de gastar muita energia é sempre divertido. Havia meninos que por influencia da educação paterna ou por princípios pessoais não se viam no papel de ladrão e queria sempre ser polícia. Já outros achavam mais divertido fugir dos perseguidores do que perseguir os fugitivos e escolhiam ser ladrão. Havia também troca de tiros saídos dos nossos dedos indicadores apontados para os nossos amigos oponentes. Como os tiros eram de mentirinha, não feriam nem matavam, serviam apenas para proporcionar os efeitos sonoros de nossas cordas vocais. Era um festival de pá pá pá e pó pó pó e só. Para prender um gatuno, bastava alcançá-lo, tocar em seu corpo e gritar, preso. O cárcere era um cantinho qualquer e todos os capturados ficavam atrás das grades imaginárias. AH! Em tempo, todos eram capturados com vida. Fugir! Era possível somente quando um membro do bando driblava a segurança e tocava no preso. Como já disse, eu estava na janela e observava lá em baixo no pátio a molecada gastando energia. Após um par ou impar, como se faz para dividir a turma pro futsal, o grupo foi dividido em dois. Assim como os garotos se autodenominam com nomes de craques no futebol, o líder dos polícias bradou o primeiro nome que lhe veio ao pensamento: capitão Nascimento. O líder dos ladrões não deixou por menos e gritou no mesmo volume um nome que não vou repetir agora, pois de bandido não pretendo encher a bola.
Pensei comigo, a mídia faz heróis ou ao menos impreguinam a nossa mente com nomes que faríamos bem em esquecer. Quando a minha atenção retornou para o pátio, era uma correria só. Não havia sirenes vocais como no meu tempo mas os tiros estavam lá ratatatata ta. E eles não saíam do indicador mas do braço esquerdo inteiro apontado para frente sendo que a mão direita era usada para disparar a, suponho, imensa e pesada arma mortífera. Fui interrompido pelo interfone, aviso de correspondência. Porém, assim que voltei a janela, pude perceber que toda aquela artilharia fizera muitas baixas. Havia por todo o pátio garotos imóveis ou pelo menos quase, com as mãos sobre o local onde fora alvejado. Pelo menos não há sangue, pensei.
De repente ali, debaixo da minha janela, um grupo de polícias fazem valer sua estratégia e conseguem deixar acuado o último ladrão do bando. Perdeu, perdeu, perdeu, berra o capitão. Vendo que não romperia o cerco, o criminozinho de tênis, camiseta escolar e bermuda, teve bom senso e ergueu os braços. Os cinco polícias com suas metralhadoras nas mãos, avançaram uns dois ou três passos. Não sei precisar quem começou mas foram muitos ratatatata tas. Então, o capitão, com a ponta do seu tênis, cutucou o ex-bandido, agora morto e gritou triunfante, já era mané, já era. Depois o grupo se recompôs e partiram para uma nova diversão. Eu fiquei ali na janela pensando em como desfiguraram a brincadeira. Ou será que não? Ou seria isto tudo uma nova versão atualizada da forma de combater o crime? Nenhum dos meus colegas de infância se tornaram polícias ou ladrões, mas se um desses meninos que hoje eu vi brincar se tornar um policial, qual será o seu referencial? Fui para a sala assistir o noticiário; invasão de morro, vinte mortos. Dezoito traficantes, uma criança e um policial. Desliguei a tv. Fiquei com a preocupação de que a pena de morte se torne algo institucional, decidida sem júri nem juiz, apenas no calor de um momento, na ordem dada por um capitão Nascimento.

7 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Amigos do Blog de Várzea Alegre,

Peço por gentileza que vocês coloquem o player da nossa estação de "Rádio Chapada do Araripe", que transmite há 3 anos música de qualidade, além de notícias.

Faremos boletins sobre os Blogs que fazem parte da rede de forma periódica a começar em breve, além de entrevistas que interessam à comunidade caririense. De 4 em 4 horas estamos transmitindo as notícias colhidas dos sites que fazem parte da rede de Blogs. Os horários são 09:00 12:00 16:00 20:00 00:00

Dá uma passada lá no site da central e vc pega lá o player. Já está funcionando na maioria dos Blogs da Rede Blogs do cariri. Há duas versões, o que toca automático e o que só toca se clicar. Eu na verdade, prefiro o que toca automático, porque se deixar a cargo do ouvinte clicar no botão, é perdido! eles morrem sem escutar as coisas.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça
www.blogsdocariri.com

Hudson Batista disse...

Fique imaginando com que inspiração voçê escreveu esse artigo, parabéns! Recordei os meus tempos de infância........

ronald mansur disse...

A imagem do tema deste blog usa equivocadamente uma foto aérea da nossa pequenina Várzea Alegre, vila sede do Distrito Alto Santa Maria Muncicípio de Santa Teresa, Estado do Espírito Santo, induzindo os visitantes que a paisagem pertença à grande Várzea Alegre, município do valoroso Estado do Ceará.
Nossos cumprimentos pelo brilhantismo do empreendimento a quem desejamos sucesso.

Dihelson Mendonça disse...

Prezado Administrador do Blog

IMPORTANTE:

Novo Player da Rádio Chapada do Araripe - O Antigo foi desativado.

Peço a todos os Blogs que fazem parte da Rede Blogs do Cariri ( mais de 30 ), e outros, que adicionem o NOVO código da Rádio Chapada do Araripe em seu Blog. O player antigo já foi desativado. A Rádio Chapada do Araripe é muito importante para a integração do Cariri, Centro-Sul e Vale do Salgado. Além de música de qualidade 24h, há 4 anos no ar, ela também veicula os Boletins de Notícias colhidos dos Blogs da Rede inteira, e vamos intensificar esses boletins. Então, se você possui um Blog ou website, adicione esse código nele, divulgue a música de qualidade, e os artistas do Nordeste e do Brasil. Entre em contato para fazermos a divulgação do seu Blog na estação de Rádio também.

Pegue o novo código no Site oficial da Rede:

www.blogsdocariri.com

Como Instalar o Novo Player:
( da mesma forma que o anterior )

Abra o link acima, e copie todo o seu texto ( que é o código do player ). Abra o seu Blog, clique na parte superior, em ->Personalizar, ->Layout. No layout, na aba lateral clique em ->"Adicionar um Gadget". Escolha a opção HTML/Javascript e cole o código na janela. Salve e retorne ao Blog. O novo player deve aparecer na aba lateral do seu Blog. Seria bom que o novo player fosse posicionado na parte superior do Blog. A Rádio começa a tocar automaticamente sempre que alguém entra no Blog. A vantagem desse novo sistema é que ele consome muito pouco da conexão, de modo que até clientes com conexões discadas conseguem ouvir a Rádio Chapada do Araripe em alta qualidade sem problemas.

Maiores informações no site oficial da Rede Blogs do Cariri:

www.blogsdocariri.com

ATENÇÃO - É muito importante que todos os Blogs da Rede possam ter o player da Rádio Chapada do Araripe. É nosso veículo maior da integração entre os Blogs.

Abraços,

Dihelson Mendonça
Contatos:
blogdocrato@hotmail.com

gilvan disse...

O homem nunca deixa de ser criança, apenas troca de brinquedo. O que antes simulava com o dedo um ingênuo há, tá tá tá, futuramente é substituído por armas de destruição em massa e assim a brincadeira continua.

Bruno disse...

Boa Tarde,

Venho através deste email lhe pedir auxílio para localizar o estudante Ricardo Oliveira Silva, ouro na Olimpíada de matemática. Sou representante do maior evento de inovação e tecnologia do mundo, a Campus Party, e temos interesse em ter o Ricardo como palestrante magistral, ou seja, como um de nossos destaques em 2012, em um exemplo de superação e persistência.

Ao mesmo tempo, nos voltamos até vocês, da cidade, uma vez que é muito difícil conseguir qualquer contato dele.
Pedimos então, se possível, telefone, email, ou até mesmo que se faça uma ponte entre o evento e o convidado.

Abaixo, envio dados sobre o nosso evento, que já acontece a 5 anos em São Paulo, e 15 anos entre países como Espanha, México, Colômbia, etc.

Agradeço sua atenção e aguardo sua resposta.

Um forte abraço.




Bruno Celidonio
Coordenador de Conteúdos/ Content Coordinator
bruno.celidonio@futuranetworks.com
+55 (11) 7316 0036
+55 (51) 3339 0360
Skype: brunocelidonio
@brunocelidonio
campus-party.org

OKiDénaTelha disse...

Nossa, através desta leitura, você conseguil me fazer rolar de volta aos meus tempos de "minino" e ás minhas aventuras pelas terras da minha saudosa Serra de São Pedro. Parabéns e um muito obrigado pelo trdansporte que metrouxe belas lembranças!!!(Evanio sales)